
Foi exonerado, esta manhã, o comandante do Batalhão da PM de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Cinqüenta e oito policiais desse batalhão e um agente penitenciário tiveram a prisão decretada por suspeitas de envolvimento com traficantes da região. Três pessoas ainda não se apresentaram à polícia. Hoje à tarde devem começar os depoimentos dos PMs presos.
A previsão é de que um grupo de dez PMs preste depoimento hoje na delegacia de Duque de Caxias. Dos 59 policiais que tiveram a prisão temporária decretada, dois ainda não foram encontrados, porque estariam viajando de férias. Um terceiro foragido é agente penitenciário. Dois traficantes ainda são procurados. Outros cinco traficantes presos na segunda-feira prestaram depoimento e confirmaram todas as denúncias contra os policiais. Esta manhã, o comandante do 15º Batalhão, coronel José Macedo, foi exonerado. Ele esteve ontem na delegacia e não falou com os jornalistas.
O Ministério Público deve oferecer aos presos na operação Duas Caras o benefício da delação premiada - informações em troca de redução da pena. A segunda fase das investigações só deve começar depois que a Justiça aceitar a denúncia e determinar a prisão preventiva dos 66 policiais e traficantes suspeitos.
O delegado responsável pelo caso está com a segurança pessoal reforçada. Ontem quatro policiais militares com mandado de prisão se apresentaram. Eles foram levados para o Batalhão Especial Prisional, em Benfica, onde estão os outros 52 PMs. Com a operação Duas Caras, o Batalhão de Duque de Caxias perdeu quase 10% dos seus 617 homens. Os moradores esperam que a redução do efetivo não prejudique o policiamento nas ruas. “Devem ser substituídos por bons policiais”, acredita uma moradora. A Polícia Militar informou que o coronel José da Silva Macedo Júnior vai para o Departamento Geral de Pessoal. Quem assume o Batalhão de Caxias é o coronel Luís Carlos Antonio Corso da Costa, que atualmente é do centro de criminalística da corporação. A data da posse do novo comandante ainda não foi definida.
Segundo a PM, homens de outros batalhões ou do Centro de Formação de Praças vão substituir os policiais presos. O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e a subsecretária de Gestão Estratégica, Suzi Avelar, estão fazendo visitas a batalhões da Polícia Militar e delegacias da Polícia Civil. A assessoria disse que as visitas são de rotina para conhecer as condições dos batalhões e delegacias.
SANDRO SANT'ANNA SEMPRE COM VOCÊ, JUNTOS POR UM BELFORD ROXO MELHOR EM 2009 !
Nenhum comentário:
Postar um comentário